terça-feira, 20 de setembro de 2011

salve uma criança!

Estou preocupada com o destino das crianças do nosso país.
Vivem à mercê do descaso da família, por despreparo, por condições econômicas que não lhes permitem acompahar de perto os seus filhos, à mercê de uma escola pública que não consegue prepará-los para enfrentamento do mundo social com as competências necessárias, à mercê do mundo das drogas que as aliciam desde muito cedo para o mundo do crime..
A família desconhece o problema e a escola, que não se sente responsável, atribui a deficiência do aluno à falta de acompanhamento da família.
O trabalho de parceria não acontece e a criança carrega sozinha o fardo do insucesso.
E nós, de fora, meros expectadores, não nos damos conta que essa bola pode chegar às nossas mãos, e com certeza não será para fazermos o gool.
A violência está instalada na família,na escola, ao nosso derredor, e está sendo gerada na família, na escola, na sociedade.
O quadro é caótico e todos somos responsáveis.
O que fazer?
Não podemos tudo, não será em pouco tempo, mas podemos começar já, fazendo o que nos cabe fazer. E todos que se alarmam com essa situação, todos que tiveram a oportunidade de uma educação razoável, todos que temem a negritude do futuro das milhares de crianças que logo,logo serão jovens e adultos despreparados para o trabalho, para a inserção equilibrada na sociedade, todos somos responsáveis e temos a obrigação de fazer algo.
Eu já comecei.
Já há algum tempo, trabalho com crianças, evangelizando, oferecendo serviços sociais, mínimos, como reforço escolar, alimentação, evangelização, junto a outras pessoas da minha comnunidade religiosa,( Sou evangélica, membro de uma Igreja Batista) e atualmente, sou voluntária numa escola pública do meu município, dando aulas de religião e inglês para crianças de três classes das séries iniciais.
Aproveito essas aulas para ensinar valores, trabalhar com atitudes de paz, do bem, do amor ao próximo, a fim de cooperar na formação do caráter dessas 90 crianças.
E você? o que pode fazer? pense e dê a largada,

Um comentário:

  1. Profa. Maria do Carmo

    O povo brasileiro se esqueçe que pagamos impostos do fio de óleo ao grão de arroz, para termos, educação, saúde, saneamento básico, segurança entre outros beneficios.
    A população fecha os olhos e finge não ver. "Educação é a principal prioridade do povo brasileiro. A instrução primária deve ser obrigatória e generalizada por todos os modos".
    O seu trabalho em São Felipe é maravilhoso e deve servir de exemplo para todos os brasileiros.

    Agda Silva
    www.tenisbahia.com

    ResponderExcluir